Políticas públicas para o sistema agroalimentar

IH 1516

Disciplina específica da linha Políticas públicas, Estado e atores
Número de créditos : 3
Carga horária: 4 horas aulas semanais (2 teóricas e 2 práticas)
Professor responsável: Sérgio Pereira Leite

Objetivos

A disciplina tem por objetivo apresentar ao aluno uma abordagem histórica do exercício de políticas públicas em diferentes contextos e países, bem como detalhar conceitual e metodologicamente os processos de formulação, gestão e implementação de programas e mecanismos direcionados ao setor rural.

Ementa

O curso visa dar o embasamento geral sobre o tema das políticas públicas para o sistema agroalimentar através de três abordagens: a) um exame dos procedimentos, mecanismos, instrumentos e metodologias empregados na formulação/análise de políticas públicas no setor rural, à luz das questões tratadas no âmbito das dimensões da política macroeconômica e político-institucional; b) o resgate da interface entre agricultura e o processo de desenvolvimento e seus respectivos desdobramentos no cenário recente, informando novos modelos de intervenção do Estado e formatação de programas setoriais diferenciados; c) uma análise histórica do processo de formulação, implementação e execução de políticas agrícolas e agrárias, tendo por base a experiência brasileira e internacional.

Bibliografia

BUAINAIN, Antonio M. Trajetória recente da política agrícola brasileira. Campinas: Projeto FAO/036/BRA, 1997.
COCHRANE, W. W. The development of american agriculture. A historical analysis. Minneapolis: Univ. of Minenesota Press, 1993.
DELGADO, Guilherme. Capital financeiro e agricultura no Brasil. Campinas: Ícone, 1985.
DELGADO, Guilherme. “Política de preços mínimos: uma avaliação do sistema de garantia de preços da CFP”. IPEA/IPLAN. Para a década de 90: prioridades e perspectivas de políticas públicas. v.1. Brasília: IPEA, 1989.
FAO/ONU. Macroeconomía y políticas agricolas: una guía metodológica. Roma: FAO, 1995.
GOHIN, Alexandre, ROGER, Claude. La politique agricole commune de l’Union Européenne et les négotiations commerciales multilatérales: un rappel. Montpellier: Ensam/Inra, 1999.
LAMOUNIER, Bolívar (coord.) Determinantes políticos da política agrícola: um estudo de atores, demandas e mecanismos de decisão. Brasília: Ipea, 1994.
LEITE, Sérgio (org.) Políticas públicas e agricultura no Brasil. Porto Alegre: Ed. da Universidade, 2001.
LINDERT, Peter H. “Historical patterns of agricultural policy”. In: Timmer, C.P. (ed) Agriculture and the State. Ithaca: Cornell Univ., 1991.
MOYANO, Eduardo. “La agricultura entre el nuevo y el viejo corporatismo”. In: Giner, S. e Yruela, M.P. (coord). El corporatismo en España. Barcelona: Ariel, 1989.

Postado em 05/07/2011 - 19:32 - Atualizado em 29/06/2018 - 16:14