Lançamento do livro e debate com a autora

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead) e da Diretoria de Políticas para as Mulheres (DPMR), lança o livro “A louca de Las Yagrumas e outras mulheres”, da autora cubana Mavis Dora Álvarez Licea.

O livro faz parte da Série Nead Especial e reúne contos sobre o processo de implantação da reforma agrária em Cuba sob o ponto de vista das mulheres.

Dia: 22 de março

Hora: 14h

Local: 6º andar do CPDA/UFRRJ – Avenida Presidente Vargas 417, Centro – Rio de Janeiro

Memória
A primeira lei de reforma agrária de Cuba, promulgada em 1959, marcou a Revolução Cubana, transformando as relações de exploração existentes no campo. Para garantir o cumprimento dessa lei, o esforço foi intenso reunindo, segundo a autora do livro, Mavis Dora, estudantes de agronomia, economia e demais envolvidos no tema, grande parte unidos por meio do Instituto Nacional de Reforma Agrária (INRA).
As mulheres, dentro dessa luta histórica, enfrentaram desafios pessoais e rupturas sentimentais. Marginalizadas e excluídas do processo, reuniram esforços para se inserir em um espaço público como sujeito social, exercendo seus direitos e deveres legalmente. Diante desse contexto, “A louca de las Yagrumas e outras mulheres” preenche uma lacuna, contado a história das mulheres do meio rural latinoamericano, e as profundas transformações vivenciadas.
As histórias contadas no livro, todas reais, formam um panorama de momentos de enfrentamento, tensão e transição de uma etapa caracterizada pela servidão da mulher à família, preconceitos sociais e domínio machista para um contexto onde as mulheres se tornaram detentoras de responsabilidades maiores e poder de decisão.

Sobre a autora
Mavis Dora Álvares Licea, cubana nascida em Palma Soriano, província do Oriente, aos 19 anos se viu no processo revolucionário, trabalhando pela reforma agrária, e desde então não parou de atuar pela valorização da produção no campo. Entre 1961 e 1963 trabalhou na organização e criação das organizações campesinas de base que integram a Associação Nacional dos Pequenos Agricultores de Cuba. Engenheira agrônoma com mestrado em Estudos de Gênero pela Universidade de Havana, Mavis é também escritora, ensaísta e estudiosa das relações de gênero no meio rural. Seus trabalhos sobre a evolução das relações entre mulheres e homens, tendo o campesinato como contexto, já foram apresentados e publicados em diversos países ganhando reconhecimento nacional e internacional.

Postado em 16/03/2013 - 10:41 - Atualizado em 29/06/2018 - 16:36