Laboratório de pesquisa em Instituições, mercados e regulação

IH 1574

Disciplina específica da linha Instituições, mercados e regulação
Número de créditos: 2
Carga horária: 2 horas aulas semanais
Professor responsável: todos professores da linha de pesquisa correspondente

Objetivo

Contribuir para o desenvolvimento de pesquisas, dissertações de mestrado e teses de doutorado centradas nas temáticas do desenvolvimento, das instituições, dos mercados, das estratégias empresariais e do comportamento dos consumidores, tendo em conta o re-ordenamento das relações público-privado e os padrões de articulação de interesses.

Ementa

O campo de reflexão tem como ponto de partida a redefinição dos papéis dos organismos de governança global, dos estados nacionais, governos regionais e locais, bem como de empresas, corporações, consumidores e sociedade civil. Constituem temas de ensino e pesquisa: instituições, convenções e mudança institucional; sistema agroalimentar; mercados, micro, pequenas e médias empresas, cooperativas; concorrência como processo, custos de transação e de governança; confiança, papel dos contratos, empresas, suas competências e estratégias, inovação tecnológica e sociedade do conhecimento; fundamentos da regulação econômica, políticas de defesa da concorrência, redes de política pública; moeda, financiamento e políticas de financiamento; diferentes práticas dos consumidores em diferentes mercados agroalimentares; ciência, tecnologia e cidadania como elementos constitutivos das novas estruturas de consumo; a convenção da sustentabilidade, regulação das externalidades, valoração de recursos ambientais, mercados de serviços ambientais; negociação de convenções globais de comércio, dos direitos de propriedade intelectual e do meio ambiente.

CASTRO, A.C. e GUTTMAN, G. Manual de cadenas agroalimentarias. Roma: FAO, 2002.
NORTH, Douglass C. Institutions, institutional change and economic performance. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
HODGSON, Geoffrey. Economics and institutions. London: Polity Press, 1988.
BURLAMAQUI, L., CASTRO, A.C. and CHANG, H-J (Editors) Institutions and the role of the State. London: Edward Elgard, Publishers, December 2000.
GUEMAWAT, P., COLLIS, D.J., PISANO, G.P. AND RIVKIN, J.W. Strategy and the business landscape. New York: Addinson-Wesley, 1999.

Postado em 09/08/2011 - 00:59 - Atualizado em 29/06/2018 - 16:14