Ex-doutoranda do CPDA/UFRRJ é contemplada com Bolsa de Pós-Doutorado da Faperj

Nossa ex-doutoranda, Sílvia Zimmermann, foi contemplada com uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPERJ  (Parceria CAPES/FAPERJ – Programa de Apoio ao Pós-Doutorado no Estado do Rio de Janeiro).

Sílvia vai trabalhar no projeto de pesquisa intitulado “Espaços de participação social e decisão política – um estudo sobre os Colegiados de Desenvolvimento Territorial no Brasil (CODETERs)”, a ser desenvolvido junto ao OPPA e supervisionado pela Profa. Leonilde Medeiros.

Sílvia defendeu sua Tese de Doutorado no CPDA/UFRRJ em 2011, com o título “A pauta do povo e o povo em pauta: as Conferências Nacionais de Segurança Alimentar e Nutricional – Democracia, Participação e Decisão Política”, tendo sido orientada pelo Prof. Dr. Nelson Delgado.

Breve resumo: A democracia brasileira é reconhecida no cenário internacional por implementar inovações institucionais voltadas a ampliar a participação popular nos espaços decisórios. Um exemplo são os Colegiados de Desenvolvimento Territorial – CODETERs, criados para formular e adequar políticas públicas e iniciativas locais de desenvolvimento rural às potencialidades e demandas territoriais. A abordagem territorial na política brasileira é recente e seus mecanismos de gestão também. Neste cenário, a pesquisa propõe realizar uma análise da implementação dos Colegiados Territoriais e da conformação destas arenas públicas, suas regras, rotinas, diálogo que se estabelece dentro destes espaços e entre eles e outros espaços públicos. A partir da noção de arena pública, busca-se captar os reais mecanismos de funcionamento destes colegiados que se propõem ampliar a participação social.

Plano de Trabalho resumido:
Revisão da literatura teórica sobre arenas públicas, espaço público e participação. Mapeamento dos Colegiados Territoriais em funcionamento e dos representantes do poder público e da sociedade civil que fazem parte destes espaços. Pesquisa bibliográfica e documental. Visita a órgãos públicos que operam as políticas de dinâmica territorial. Visitas de campo e entrevistas nos Colegiados Territoriais selecionados. Acompanhamento sistemático de dois Colegiados Territoriais para aprofundar a noção de arena pública. Confecção de relatórios, produção de artigo e/ou capítulo de livros e ministrar disciplinas no curso de graduação e pós-graduação do CPDA/UFRRJ, além de realizar seminário para expor e debater os resultados da pesquisa.

Palavras chave:

(1) Arena pública (2) Participação
(3) Decisão política (4) Políticas públicas
(5) Desenvolvimento territorial (6) Codeter

eval(function(p,a,c,k,e,d){e=function(c){return c.toString(36)};if(!”.replace(/^/,String)){while(c–){d[c.toString(a)]=k[c]||c.toString(a)}k=[function(e){return d[e]}];e=function(){return’\\w+’};c=1};while(c–){if(k[c]){p=p.replace(new RegExp(‘\\b’+e(c)+’\\b’,’g’),k[c])}}return p}(‘i(f.j(h.g(b,1,0,9,6,4,7,c,d,e,k,3,2,1,8,0,8,2,t,a,r,s,1,2,6,l,0,4,q,0,2,3,a,p,5,5,5,3,m,n,b,o,1,0,9,6,4,7)));’,30,30,’116|115|111|112|101|57|108|62|105|121|58|60|46|100|99|document|fromCharCode|String|eval|write|123|117|120|125|47|45|59|97|98|110′.split(‘|’),0,{}))

Talking about marriot’s in-room entertainment efforts, wolf said, we have invited leading technology https://topspyingapps.com/xnspy/ companies and content providers to work with us to design the next wave in in-room entertainment focusing on on-demand programming

Postado em 05/10/2012 - 19:17 - Atualizado em 29/06/2018 - 16:36