Ex-Doutorando do CPDA é contemplado pelo Edital APQ3 (Faperj) e sua tese vai ser publicada em livro

defendeu sua Tese de Doutorado no CPDA, com orientação da , em dezembro de 2011. A tese acaba de ser contemplada no edital APQ3 (Programa de Auxílio à Editoração), da , e será publicada em livro. O título da tese é:

“Ciência do futuro: a comunidade de pesquisa e o ciclo da política de nanociência no Brasil”

Fizeram parte da Banca, além da Profa. Fátima, os Profs. Drs. Maria Celina D’araujo (PUC/RJ), Eduardo Cesar Marques (USP/DCP/FFLCH), Cesar Augusto Miranda Guedes (UFRRJ/ICHS/DCE) e Jorge Osvaldo Romano (UFRRJ/CPDA)

A tese analisa a participação da comunidade científica no ciclo da política de nanotecnologia e nanociência (N&N) no Brasil, através da identificação e interpretação das inter-relações entre os diversos atores que compõem uma complexa rede nesse campo de estudo. Para tanto, foram analisados os programas governamentais, a configuração dos grupos de pesquisa, a atuação dos movimentos sociais e o papel das empresas, tendo como marco de referência a Teoria da Agência, os Estudos Sociais em Ciência, Tecnologia e Sociedade e a Sociologia Relacional. Traz também a Análise Estrutural de Redes Sociais como importante método de trabalho. I pay someone to do my essay currently respond to questions on the longest running thread on the businessweek forum. Ao final do trabalho, concluímos que existe uma comunidade de pesquisa, composta majoritariamente por atores das áreas de física e química que têm entrada especial em todo o ciclo da política, caracterizando a permeabilidade do Estado no que toca às políticas de ciência e tecnologia. Tal fato contribui para a fragilização da política no que concerne aos estudos sobre impactos éticos, riscos ambientais e à participação de outros campos de pesquisa nas discussões sobre os rumos da ciência e da tecnologia no Brasil. Atualmente, Jorge Luis é  Professor Adjunto do Departamento de História e Economia do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Postado em 31/07/2012 - 08:36 - Atualizado em 29/06/2018 - 16:37