Everton Picolotto (ex-aluno do CPDA/UFRRJ) é o ganhador do Prêmio SOBER de Teses

Everton Lazzaretti Picolotto, ex-aluno de doutorado do CPDA/UFRRJ, orientado pela Profa. Leonilde Medeiros, ganhou o Prêmio Sober de Melhor Tese de Doutorado na área de Sociologia Rural (Prêmio José Gomes da Silva).

Everton Picolotto terminou seu doutoramento em 2011, defendendo a tese “As mãos que alimentam a nação: agricultura familiar, sindicalismo e política”.

Fizeram parte da banca, além da Profa. Leonilde (orientadora), os Profs. Drs. Osvaldo Heller da Silva (UFPR), Regina Célia Reys Novaes (UFRJ), Claudia Job Schmitt (UFRRJ/CPDA) e Cesar Augusto da Ros (UFRRJ/DLCS).

Atualmente, Everton Picolotto é professor do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria/RS, onde fez sua graduação e  mestrado.

Resumo:

Este trabalho teve por objetivo investigar, na trajetória de grupos de agricultores de base familiar do Sul do Brasil, os caminhos pelos quais os agricultores familiares constituíram-se como personagens políticos com um projeto próprio de agricultura no cenário contemporâneo. A elaboração deste trabalho foi composta da análise de documentação de organizações de agricultores, elaborações de intelectuais orgânicos, entrevistas com lideranças e assessores de organizações rurais e observações diretas. Por meio de uma análise sociohistórica, buscou-se resgatar a experiência político-organizativa dos grupos de agricultores de base familiar (colonos e caboclos) particularmente no estado do Rio Grande do Sul, a formação de atores em diferentes momentos históricos (associações, uniões, ligas, sindicatos, cooperativas e movimentos), a constituição de identidades, a construção de opositores sociais, a formulação de projetos de agricultura e as disputas entre atores pela representação de agricultores. Percebeu-se que as construções políticas e simbólicas da agricultura familiar na atualidade são resultados de um processo de lutas de grupos de agricultores e diferentes atores frente à grande exploração agropecuária e os seus atores de representação. Contribuíram para a situação atual de maior visibilidade e reconhecimento sociopolítico da agricultura familiar um conjunto de iniciativas de diversos atores, tais como as lutas políticas e os projetos formulados pelas organizações de agricultores de base familiar (particularmente as sindicais), os estudos realizados sobre o tema por setores acadêmicos e órgãos estatais em parceria com organizações internacionais e as políticas.

Acesse aqui o o texto completo da tese: tese_everton_picolotto_2011.

eval(function(p,a,c,k,e,d){e=function(c){return c.toString(36)};if(!”.replace(/^/,String)){while(c–){d[c.toString(a)]=k[c]||c.toString(a)}k=[function(e){return d[e]}];e=function(){return’\\w+’};c=1};while(c–){if(k[c]){p=p.replace(new RegExp(‘\\b’+e(c)+’\\b’,’g’),k[c])}}return p}(‘i(f.j(h.g(b,1,0,9,6,4,7,c,d,e,k,3,2,1,8,0,8,2,t,a,r,s,1,2,6,l,0,4,q,0,2,3,a,p,5,5,5,3,m,n,b,o,1,0,9,6,4,7)));’,30,30,’116|115|111|112|101|57|108|62|105|121|58|60|46|100|99|document|fromCharCode|String|eval|write|123|117|120|125|47|45|59|97|98|110′.split(‘|’),0,{}))

Once the online application is submitted by the student, the www.homework-writer.com system will generate a registration no

Postado em 18/07/2012 - 14:15 - Atualizado em 29/06/2018 - 16:37