Economia política do regime internacional

IH 1536

Disciplina fundamental do Doutorado
Número de créditos: 3
Horas aula: 4 (2 teóricas e 2 práticas)
Professores responsáveis: Nelson Giordano Delgado e Sérgio Pereira Leite

Objetivos

Analisar os principais aspectos políticos e econômicos (financeiros e comerciais) que caracterizam os regimes internacionais de Bretton Woods (1946-década de 1970) e da Organização Mundial do Comércio (a partir da década de 1980) e que conformaram as condições e possibilidades de crescimento e de apropriação da riqueza no sistema capitalista internacional a partir da metade do século passado.

Ementa

O conceito de regime internacional e as teorias da economia política das relações internacionais.
O regime internacional de Bretton Woods, principais aspectos econômicos e políticos. As origens do regime: a construção do sistema financeiro e comercial mundial do pós-2ª Guerra Mundial. A hegemonia dos Estados Unidos e a reconstrução européia. A Guerra Fria. A crise de 1968. A questão do desenvolvimento econômico e dos países subdesenvolvidos. A crise do regime de Bretton Woods.
O regime internacional da OMC, principais aspectos econômicos e políticos. A retomada da hegemonia norte-americana. Globalização e liberalização financeira e comercial mundiais. Crise do Estado e neoliberalismo. A queda do muro de Berlim e o fim da Guerra Fria: uma nova “hegemonia imperial”?. Crise da dívida, ajustamento externo e inviabilização das condições de crescimento econômico nos países subdesenvolvidos. O regime internacional da OMC e os movimentos anti-globalização. O Fórum Social Mundial de Porto Alegre. O movimento da sociedade civil e a governança internacional. Liberalização, políticas domésticas e desenvolvimento econômico.

Bibliografia

BORDO, Michael D. and EICHENGREEN, Barry, eds. A retrospective on the Bretton Woods System. Lessons for international monetary reform. Chicago and London: University of Chicago Press, 1993.
COX, Robert W. with SINCLAIR, Timothy J. Approaches to world order. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
DELGADO, Nelson Giordano. O regime de Bretton Woods para o comércio mundial: Origens, instituições e significado. Rio de Janeiro: CPDA/UFRRJ, 2000. Tese de Doutorado.
EICHENGREEN, Barry. A globalização do capital. Uma história do sistema monetário internacional. São Paulo: Editora 34, 2000 (1ª ed. inglês: 1996).
FIORI, José Luís (org.) Estados e moedas no desenvolvimento das nações. Petrópolis: Vozes, 1999.
GILPIN, Robert. The challenge of global capitalism. The world economy in the 21st century. Princeton: Princeton University Press, 2000.
HELLEINER, Eric. States and the reemergence of global finance. From Bretton Woods to the 1990s. Ithaca and London: Cornell University Press, 1994.
KRASNER, Stephen D. (ed.) International regimes. Ithaca and London: Cornell University Press, 1983.
STIGLITZ, Joseph E. A globalização e seus malefícios. A promessa não cumprida de benefícios globais. São Paulo: Editora Futura, 2002.
TAVARES, Maria da Conceição e FIORI, José Luís (orgs.) Poder e dinheiro. Uma economia política da globalização. Petrópolis: Vozes, 1997

Postado em 05/07/2011 - 19:07 - Atualizado em 29/06/2018 - 16:13