Comunicado do Departamento de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (DDAS/ICHS/UFRRJ) – 17/mar/2020

Considerando as Diretrizes de Contingência no âmbito da UFRRJ, as Notas da Reitoria da UFRRJ, o Decreto do Governo do Estado no 46.966/2020, as recomendações do Estado do Rio de Janeiro e dos Ministérios da Educação e da Saúde, que visam conter o avanço do vírus COVID-19, a chefia do DDAS resolvem, no período de 16 a 29 de março:

1) Dispensar de qualquer atividade presencial todos os servidores públicos, contratados e terceirizados (no âmbito do DDAS) que hoje tenham 60 (sessenta) anos ou mais de idade ou sejam portadores de doenças crônicas e considerados grupo de maior risco, sem prejuízo das suas remunerações.

2) Dispensar também todos os(as) outros(as) servidores do trabalho presencial, permitindo assim a realização do trabalho remoto, salvo em alguma convocação extraordinária por um dos membros da chefia ou colegiado do CPDA, se necessário, sem prejuízo das suas remunerações.

3) Suspender todas as atividades da Biblioteca do CPDA.

4) Suspender o atendimento presencial aos estudantes e ao público em geral a partir de segunda- feira, dia 16/3 e determinar que, a partir de terça-feira, dia 17/3 (e até 29/3), os atendimentos sejam realizados de forma remota, mediante mensagem a ser enviada para os e-mails abaixo indicados e com assunto “atendimento urgente”.

Lista de e-mails:

Chefia DDAS – ddas.ufrrj@gmail.com

Secretaria DDAS – secretariaddas@gmail.com

Coordenação CPDA – coordenador.cpda@gmail.com

Secretaria da Coordenação CPDA – cpda.seccoordenacao@gmail.com

Secretaria Acadêmica CPDA – cpda.secacademica@gmail.com

Biblioteca – cpdabib@ufrrj.br ou cpdabib@gmail.com

Comunicação – cpda.comunicacao@gmail.com

5) Aguardaremos novas orientações sobre o retorno às aulas e modificações no calendário acadêmico.

6) Qualificação e defesas (dissertações e teses)

– Devem ser adiadas, se possível, ou realizadas por web conferência de forma integral (qualificações) ou parcial (defesas).

– No caso das defesas, é necessário que o candidato e o orientador estejam presentes em local dentro das instalações da universidade, previamente divulgado, para respeitar o caráter público.

– No caso de membros externos, além de web conferência, é possível ao mesmo enviar parecer detalhado sobre o documento, que será apresentado a banca e ao candidato pelo orientador, sendo este parecer anexado a ata para atendimento das sugestões/recomendações pelo candidato.

– Posteriormente à defesa, ou na fase de avaliação final pela banca, o membro externo será informado (telefone ou web conferência) do resultado e a coordenação lhe enviará os documentos para obter sua assinatura original. É necessário registrar na ata o procedimento adotado.

7) Palestras, seminários, simpósios e aula inaugural: deverão ser cancelados

Ressaltamos que temos que ter capacidade de avaliação e resiliência para alterar estas decisões conforme nova recomendações/orientações da nossa universidade, não deixando de nos atentar para as recomendações dos órgãos de saúde federais.

Terminamos informando que estamos realizando esforços junto à reitoria da UFRRJ para que uma nota seja direcionada à CAPES, ao CNPq e às FAPs solicitando direcionamento das questões relevantes no momento, em especial quanto aos prazos de vigência de bolsas, de defesas de Dissertações e Teses e da Comissão Sucupira. O mesmo está sendo feito por outras universidades.

Rio de Janeiro, 17 de março de 2020.

Chefia do DDAS/ICHS/UFRRJ

Postado em 18/03/2020 - 00:03 - Atualizado em 31/03/2020 - 00:00