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Plano de Desenvolvimento Institucional

Período de vigência 2023 a 2027

Metodologia

A metodologia definida pelo Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRRJ 2018-2022, consiste na elaboração de uma macroestratégia que estabelece diretrizes institucionais que orientarão o gerenciamento das ações de planejamento, organização, direção e controle no âmbito das unidades acadêmicas e administrativas, considerando as áreas de Ensino, Pesquisa, Extensão, Assistência e Gestão.

Para dar suporte ao processo de tomada de decisão, o Grupo de Trabalho do PDI decidiu buscar uma iniciativa inovadora no contexto institucional, elaborando um Relatório de Diagnóstico com um histórico recente das informações que refletem o cenário atual da UFRRJ.

O desenvolvimento deste trabalho contou com a participação de um grupo técnico de apoio, além da parceria das Pró-Reitorias e Institutos, os quais designaram colaboradores para auxiliar no processo de captação e tratamento dos dados institucionais. Outra ferramenta utilizada para a coleta de dados e informações consistiu na disponibilização online de questionários destinados aos docentes, dirigentes de cursos e diretores de Institutos.

Finalizada a etapa de elaboração do Diagnóstico Institucional, o Grupo de Trabalho do PDI iniciou o processo de construção da Matriz S.W.O.T. visando identificar as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças relacionadas à UFRRJ nos ambientes interno e externo nos quais a Instituição está inserida. Nesta etapa, o GTPDI tem participado das reuniões dos Conselhos de Unidades dos Institutos, apresentando a proposta de construção da Matriz de maneira participativa e democrática, a fim de identificar as principais demandas institucionais de acordo com o perfil de cada unidade. Em seguida, serão realizados novos encontros com os Conselhos e unidades estratégicas, a fim de consolidar este processo.

Após realizadas estas etapas, dar-se-á início às Audiências Públicas, onde a proposta do PDI será apresentada e discutida junto à Comunidade Acadêmica, visando ao desenvolvimento da Universidade para o próximo quinquênio, definindo seus projetos estratégicos, a estimativa orçamentária e o processo de implementação do plano.

Uma vez aprovado, o documento final será elaborado e o novo PDI entrará em vigor, passando por um acompanhamento mais efetivo no que se refere ao cumprimento dos objetivos e metas almejados pela Instituição, além de avaliações periódicas, visando ajustar, alterar, redirecionar ou corrigir as ações estratégicas, táticas e operacionais do plano.

ETAPAS DE ELABORAÇÃO DO PDI DA UFRRJ 2018-2022

1 – Elaboração de uma Deliberação para os trabalhos do PDI;

2 – Construção Participativa do diagnóstico das dimensões institucionais (Ensino, Pesquisa, Extensão, Assistência e Gestão);

3 – Construção Participativa da Matriz SWOT-FOFA;

4 – Elaboração Participativa do Plano Estratégico;

5 – Definição dos Projetos Estratégicos para o PDI;

6 – Projeção Orçamentária do PDI;

7 – Implementação dos objetivos e metas do PDI;

8 – Avaliação da implementação e ajustes.