Perguntas e Respostas

Para facilitar o atendimento ao público em geral, criamos duas páginas com as dúvidas mais frequentes e suas devidas respostas. As páginas estão separadas de acordo com o assunto: uma com as dúvidas dos alunos e outra com as dúvidas de professores responsáveis pelos cursos cadastrados.

Você pode clicar aqui e seguir para a próxima página: Dúvidas frequentes dos alunos.

Dúvidas frequentes dos professores

1. É possível ampliar o número de vagas do meu curso?
Resposta: Sim, o professor deverá seguir o item 11 do Tutorial para Submissão de Cursos de Extensão (.PDF), “Gerenciar Inscrições”, disponível no site da Eext.

2. É possível ampliar o período de inscrição do meu curso?
Resposta: Sim, desde que tenha tempo hábil antes do início do curso. Para fazer a alteração, o professor deverá seguir o item 11 do Tutorial para Submissão de Cursos de Extensão (.PDF), “Gerenciar Inscrições”, disponível no site da Eext.

3.Como vou ter acesso aos inscritos no curso, lista de nomes e contato?
Resposta: O sistema permite que o professor importe a lista dos inscritos, seu contatos e permite, ainda, que envie e-mail para todos os inscritos de uma só vez. Basta seguir as orientações contidas no item 12 do Tutorial para Submissão de Cursos de Extensão (.PDF), “Gerenciar Participantes”, disponível no site da Eext.

4. Depois que o curso foi cadastrado no SIGAA e aprovado, podemos trocar os papéis dos membros?
Resposta: Sim, a qualquer momento o papel do membro pode ser alterado, contanto que o curso esteja em andamento. O professor deverá seguir as orientações do item 13 do Tutorial para Submissão de Cursos de Extensão (.PDF), “Alterar Ações de Extensão”, disponível no site da Eext.

5. Depois que o curso foi cadastrado pela Eext no SIGAA, podemos incluir atividades?
Resposta: Sim, a qualquer momento, podem ser incluídas novas atividades ou alteradas as atividades já cadastradas, contanto que o curso esteja em andamento. O professor deverá seguir as orientações do item 13 do Tutorial para Submissão de Cursos de Extensão (.PDF), “Alterar Ações de Extensão”, disponível no site da Eext.

6. Depois que o curso foi cadastrado e aprovado, podemos incluir novos membros?
Resposta: Sim. A qualquer momento pode-se incluir novos membros, contanto que o curso esteja em andamento. O professor deverá seguir as orientações do item 13 do Tutorial para Submissão de Cursos de Extensão (.PDF), “Alterar Ações de Extensão”, disponível no site da Eext.

7. É possível, no SIGAA inscrever uma pessoa em mais de uma função no curso?
Resposta: Não. Uma pessoa só pode ser cadastrada em uma função. No entanto, é possível inscrever várias pessoas numa única função. O professor deverá seguir as orientações do item 7.4 do Tutorial para Submissão de Cursos de Extensão (.PDF), “Membros da Equipe da Ação”, disponível no site da Eext.

8. Posso cadastrar algum discente nas opções de função no SIGAA?
Resposta: Sim. Durante a submissão da proposta poderão ser incluído membros como docentes, discentes, técnicos administrativos ou membro externo. O professor deverá seguir as orientações do item 7.4 do Tutorial para Submissão de Cursos de Extensão (.PDF), “Membros da Equipe da Ação”, disponível no site da Eext.

9. Posso fazer a seleção dos inscritos? Haverá critérios?
Resposta: Os alunos deverão se inscrever conforme o público-alvo informado no ato da inscrição, cujo link será divulgado na página da Eext.

No entanto, o professor, antes de abrir o período de inscrição (item 11, “Gerenciar Inscrições”), poderá cadastrar um questionário, para restringir o perfil do participante. Basta seguir as orientações do item 10 do Tutorial para Submissão de Cursos de Extensão (.PDF), “Questionário”, disponível no site da Eext.

No entanto, se ainda assim, o professor responsável quiser fazer a seleção, deverá seguir as orientações nos itens 11.2, 11.3 e 11.4 do Tutorial para Submissão de Cursos de Extensão (.PDF), disponível no site da Eext.

10. Meu curso foi aprovado e já divulguei para os alunos, mas eles não conseguem se inscrever. Temos que aguardar?
Resposta: O público só poderá se inscrever no período definido para as inscrições e cadastrado pelo professor no SIGAA, e a inscrição só poderá ser realizada pelo link do curso, disponível no site da Eext. O professor deverá seguir o item 11 do Tutorial para Submissão de Cursos de Extensão (.PDF), “Gerenciar Inscrições”, disponível no site da Eext.

11. Meu curso já foi aprovado, mas não aparece no site da Eext, na relação dos cursos que serão oferecidos, por quê?
Resposta: Os cursos serão divulgados próximo ao período de inscrição e à medida que a Eext consiga terminar o material de divulgação.

12. Os membros do curso receberão certificados?
Resposta: Sim, todos os membros informados durante o cadastro da proposta do curso no SIGAA, receberão certificado. O professor deverá seguir as orientações do item 17 do Tutorial para Submissão de Cursos de Extensão (.PDF), “Certificados e Declarações”, disponível no site da Eext.

13. Posso enviar minha proposta de curso e saber se ela é viável?
Resposta: As propostas deverão ser cadastradas pelo servidor responsável, conforme orientações do Edital Nº 01/2020 – Escola de Extensão – PROEXT/UFRRJ – Submissão de Propostas de Cursos Institucionais de Extensão (.PDF), para que a Comissão Avaliadora emita seu parecer. Maiores informações e orientações para submissão de sua proposta de curso, bem como o edital na íntegra, encontram-se no site da Eext.

14. Como os alunos farão sua inscrição?
Resposta: O aluno terá que fazer duas inscrições, com cadastros diferentes. Primeiramente, deverão fazer a inscrição no SIGAA, através do link do curso, disponível no site da Eext, durante o período de inscrição cadastrado pelo professor. Em seguida, deverão fazer a inscrição na plataforma onde as aulas serão ministradas, cujo link será informado pelo professor, conforme orientações contidas no item 12 do Tutorial para Submissão de Cursos de Extensão (.PDF), “Gerenciar Participantes”, disponível no site da Eext.

15. Posso cadastrar os alunos interessados no meu curso?
Resposta: O próprio participante deverá fazer suas inscrição. O aluno terá que fazer duas inscrições, com cadastros diferentes. Primeiramente, deverão fazer a inscrição no SIGAA, através do link do curso, disponível no site da Eext, durante o período de inscrição cadastrado pelo professor. Em seguida, deverão fazer a inscrição na plataforma onde as aulas serão ministradas, cujo link será informado pelo professor, conforme orientações contidas no item 12 do  Tutorial para Submissão de Cursos de Extensão (.PDF), “Gerenciar Participantes”, disponível no site da Eext.

16. Alunos de outras instituições poderão participar?
Resposta: Qualquer pessoa pode participar dos cursos de extensão oferecidos pela Escola de Extensão (Eext), desde que se enquadre no perfil do público-alvo (interno e externo), exigido para cada curso. Todas as informações sobre os cursos, e o link para inscrição, estarão disponíveis no site da Eext.

O aluno terá que fazer duas inscrições, com cadastros diferentes. Primeiramente, deverão fazer a inscrição no SIGAA, através do link do curso, disponível no site da Eext, durante o período de inscrição cadastrado pelo professor. Em seguida, deverão fazer a inscrição na plataforma onde as aulas serão ministradas, cujo link será informado pelo professor, conforme orientações contidas no item 12 do Tutorial para Submissão de Cursos de Extensão (.PDF), “Gerenciar Participantes”, disponível no site da Eext.

17. Os alunos receberão certificados?
Resposta: Sim, todos os alunos que se inscreverem no SIGAA e atingirem a média de frequência, receberão certificado. No entanto, o professor deverá seguir as orientações do item 14 do Tutorial para Submissão de Cursos de Extensão (.PDF), “Inclusão de Frequência e Habilitação de Certificados”, disponível no site da Eext, para habilitar a emissão de certificado pelos participantes, após o término do curso.

18. Posso ajudar na divulgação dos cursos?
Resposta: A divulgação será feita pela Eext nas redes sociais da UFRRJ e no próprio site da Eext. O professor também poderá fazer a divulgação da forma que desejar.

19. Como será a divulgação dos cursos?
Resposta: A divulgação será feita pela Eext nas redes sociais da UFRRJ e no próprio site da Eext. O professor também poderá fazer a divulgação da forma que desejar.

20. Quem fará a divulgação do curso?
Resposta: A divulgação será feita pela Eext nas redes sociais da UFRRJ e no próprio site da Eext. O professor também poderá fazer a divulgação da forma que desejar.

21. Qual é o link de divulgação dos cursos?
Resposta: A lista dos cursos de extensão estará disponível no site da Eext.

22. Qual plataforma devo usar para cadastrar meu curso?
Resposta: Conforme consta no item 9, do Edital Nº 01/2020 – Escola de Extensão – PROEXT/UFRRJ – Submissão de Propostas de Cursos Institucionais de Extensão (.PDF), todas as atividades deverão ser realizadas através da plataforma Moodle, desde que o servidor saiba utilizá-la ou  outra plataforma de sua preferência, para desenvolvimento das atividades relacionadas ao curso.

23. Como devo cadastrar meu curso na plataforma que escolhi?
Resposta: A Eext não tem essa informação, pois trabalha somente com o SIGAA.

Conforme consta no item 9, do Edital Nº 01/2020 – Escola de Extensão – PROEXT/UFRRJ – Submissão de Propostas de Cursos Institucionais de Extensão (.PDF), todas as atividades deverão ser realizadas através da plataforma Moodle, desde que o servidor saiba utilizá-la ou outra plataforma de sua preferência, para desenvolvimento das atividades relacionadas ao curso. Informações sobre a plataforma Moodle, favor entrar em contato com o professor Airton, airton@ufrrj.br.

24. Como devo cadastrar meu curso na plataforma Moodle?
Resposta: Conforme consta no item 9, do Edital Nº 01/2020 – Escola de Extensão – PROEXT/UFRRJ – Submissão de Propostas de Cursos Institucionais de Extensão (.PDF), todas as atividades deverão ser realizadas através da plataforma Moodle, desde que o servidor saiba utilizá-la ou outra plataforma de sua preferência, para desenvolvimento das atividades relacionadas ao curso. Informações sobre a plataforma Moodle, favor entrar em contato com o professor Airton, airton@ufrrj.br.

25. Posso trocar de plataforma durante o curso?
Resposta: Sim, mas isso deverá ser informado aos alunos participantes. Basta seguir as orientações contidas no item 12 do Tutorial para Submissão de Cursos de Extensão (.PDF), “Gerenciar Participantes”, disponível no site da Eext.

26. Posso incluir as aulas online da minha disciplina para meus alunos por meio da escola de Extensão?
Resposta: Conforme consta no item 9, do Edital Nº 01/2020 – Escola de Extensão – PROEXT/UFRRJ – Submissão de Propostas de Cursos Institucionais de Extensão (.PDF), todas as atividades deverão ser realizadas através da plataforma Moodle, desde que o servidor saiba utilizá-la ou outra plataforma de sua preferência, para desenvolvimento das atividades relacionadas ao curso. Informações sobre a plataforma Moodle, favor entrar em contato com o professor Airton, airton@ufrrj.br.

27. Os professores podem usar o SIGAA pra ministrarem as aulas?
Resposta: Não. O SIGAA será para cadastro dos cursos, inscrição dos alunos de demais registros para a certificação.

Conforme consta no item 9, do Edital Nº 01/2020 – Escola de Extensão – PROEXT/UFRRJ – Submissão de Propostas de Cursos Institucionais de Extensão (.PDF), todas as atividades deverão ser realizadas através da plataforma Moodle, desde que o servidor saiba utilizá-la ou outra plataforma de sua preferência, para desenvolvimento das atividades relacionadas ao curso. Informações sobre a plataforma Moodle, favor entrar em contato com o professor Airton, airton@ufrrj.br.

28. Posso enviar uma proposta de “conferência/palestra”?
Resposta: A Eext será responsável pelas submissões de acordo com o Edital Nº 01/2020 – Escola de Extensão – PROEXT/UFRRJ – Submissão de Propostas de Cursos Institucionais de Extensão (.PDF), disponível no site da Eext.

Demais atividades, solicitar informações pelo e-mail atividadesproext@ufrrj.br

29. Posso reabrir o curso para o próximo mês, como proceder?
Resposta: Seu curso poderá ser reaberto, porém todo curso deverá seguir o Edital Nº 01/2020 – Escola de Extensão – PROEXT/UFRRJ – Submissão de Propostas de Cursos Institucionais de Extensão (.PDF), disponível no site da Eext. Também no site encontram-se os tutoriais para submissões e informações sobre os demais procedimentos relacionados aos cursos de extensão.

30. Como faço pra excluir um aluno que não poderá participar do curso?
Resposta: Não é necessário excluí-lo, pois ao final do curso ele receberá frequência nula. No entanto, para cancelar sua inscrição, o professor deverá seguir as orientações contidas no item 12 do Tutorial para Submissão de Cursos de Extensão (.PDF), “Gerenciar Participantes”, disponível no site da Eext.

31. Como devo cadastrar meu curso na CED?
Resposta: Dúvidas sobre a plataforma CED, favor enviar para atividadesproext@ufrrj.br