Como Requisitar?

Entenda

Plano Anual de Contratações (PAC)  –  Guia para Requisitantes

 

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Como requisitar a inclusão de demandas no Plano Anual de Contratações:

 

1 – O Requisitante deverá acessar a página institucional do Departamento de Materiais e Serviços Auxiliares (DMSA), http://institucional.ufrrj.br/dmsa/, e acompanhar através do cronograma, o  período de requisição para cada tipo material ou serviço, clicando na aba PLANEJAMENTO > INFORMAÇÕES > CRONOGRAMAS   

ou clicando no  link de atalho abaixo:

Clique aqui para acesso direto ao cronograma   

2 – Durante o período de recebimento das demandas, conforme o calendário, o Requisitante deverá acessar a página do DMSA, http://institucional.ufrrj.br/dmsa/, e realizar os pedidos, clicando na aba PLANEJAMENTO > FORMULÁRIOS > SOLICITAÇÃO DE DEMANDA > SELECIONAR O FORMULÁRIO ELETRÔNICO CORRESPONDENTE AO TIPO DE MATERIAL OU SERVIÇO > CLICAR EM ENVIAR > PREENCHER O FORMULÁRIO ELETRÔNICO > CLICAR EM ENVIAR

ou clicando no  link de atalho abaixo:

Clique aqui para realizar as requisições   

3 – O Requisitante deverá acompanhar o seu SIPAC – Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratosem até 10 dias úteis após a requisição, será solicitado que o requerente  assine o seu pedido digitalmente.

Perguntas e Respostas sobre a requisição das demandas:

 

1 – Qual é a próxima etapa depois do envio do meu formulário eletrônico?

Após o envio, a demanda será consolidada pelo DMSA e posteriormente encaminhada para a Equipe de Planejamento da Contratação, que realizará a análise. Caso seja necessário, a Equipe entrará em contato com o requisitante a fim de resolver eventuais divergências.

2 – Vou receber todos itens e quantidades solicitadas no formulário eletrônico?

Os pedidos poderão sofrer alterações no decorrer do processo pela Equipe de Planejamento; PróReitoria de Assuntos Financeiros (Proaf); Pró-Reitoria de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional (Propladi) e Reitoria. Essas alterações poderão ser qualitativas e quantitativas, bem como a demanda poderá ser indeferida.

Qualitativa: a Equipe de Planejamento da Contratação (EPC) poderá propor alteração do objeto da demanda. Ex.: o requisitante solicita a aquisição de um extintor com carga de água; a EPC, que é composta por técnicos, após análise da justificativa constata que o extintor mais adequado é o com
carga de dióxido de carbono.
Quantitativa: a EPC, depois de analisar a justificativa, poderá alterar a quantidade dos itens solicitados. Outro fator que pode influenciar é a restrição orçamentária.
Indeferimento:a EPC, após análise da justificativa, poderá indeferir a demanda.

Outra variável que poderá inviabilizar o recebimento da demanda solicitada é a ausência dos fornecedores do bem ou serviço no momento da licitação.

3 – Verifiquei que não consta nos catálogos dos grupos de materiais ou serviços, o item que necessito, o que devo fazer?

O DMSA disponibilizou os catálogos em sua página institucional (aba PLANEJAMENTO > CATÁLOGOS > CONSUMO/PERMANENTE/SERVIÇO) para que os interessados pudessem solicitar, entre 9 e 31 de janeiro de 2020, a inclusão de novos itens. Após esse prazo, o requisitante não pode mais solicitar inclusões. Assim, uma nova oportunidade ocorrerá em 2021, quando será
elaborado o PAC 2022.

4 – Verifiquei que o item que necessito não se enquadra em nenhum grupo de material ou serviço, o que devo fazer?

As demandas que não se enquadram em nenhum grupo do planejamento organizado pelo DMSA (“demandas do tipo avulsas”) serão recebidas pelo Departamento no período de 1° a 9 de abril de 2020, conforme consta no cronograma de requisição.

5 – Como faço para solicitar um pedido do tipo avulso?

O DMSA vai disponibilizar em sua página institucional um guia específico para as requisições avulsas. Solicitamos que o requisitante aguarde e acompanhe as notícias que serão divulgadas em breve.

6 – Em caso de dúvidas, a quem devo recorrer?

Procure a Seção Integrada de Recebimento, Especificações e Relacionamento com o Requerente (SIRERR), na Sala 21 do Prédio Principal (P1), câmpus Seropédica; ou entre contato pelo telefone 2681-4722 ou e-mail especificacoes_dmsa@ufrrj.br.

 

Perguntas e Respostas sobre o Plano Anual de Contratações:

 

1 – O que é o Plano Anual de Contratações?

O Plano Anual de Contratações (PAC) é um documento que consolida todas as contratações que a UFRRJ pretende realizar ou prorrogar, no exercício subsequente. Ou seja: as contratações que serão executadas em 2021 deverão ser planejadas em 2020.

2- Quais contratações devem integrar o Plano Anual de Contratações (PAC)?

Devem ser inseridas no PAC todas as contratações de bens e serviços que se pretendem realizar ou prorrogar no exercício subsequente – inclusive obras, serviços de engenharia e soluções de tecnologia da informação e comunicações.

3 – A elaboração do Plano Anual de Contratações é obrigatória?

Sim, a elaboração do PAC é obrigatória para órgãos integrantes da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.

4 – Por que é importante elaborar o PAC?

Com o levantamento prévio das contratações que pretende contratar ou prorrogar, passa-se a dispor de dados gerenciais que permitirão ampliar a realização de compras compartilhadas. Isso pode viabilizar novas oportunidades de ganhos de escala, além de indicar demandas aos fornecedores, de modo que estes se preparem, adequadamente e com antecedência, para participar das licitações. Além disso, é a partir de um calendário de licitações, construído a partir do PAC, que se obtém maior previsibilidade na gestão, favorecendo o cumprimento de prazos e a melhor aplicação da força de trabalho. Os PACs também promovem melhoria dos resultados institucionais e maior transparência.

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