Estágio obrigatório: para que serve e como funciona?

Estudantes de alguns cursos precisam cumprir essa etapa para conquistar o título de bacharel ou de licenciado

Por Priscilla Silva, estagiária de jornalismo da CCS/UFRRJ

Olhar para a vida acadêmica refresca a memória com a experiência de fases marcantes: o trote, a adaptação ao novo lugar, a integração com os colegas, as festas, os textos para ler, a época de provas, o encerramento dos semestres… E assim, conforme os períodos passam, o foco se volta para os trabalhos de conclusão de curso e, finalmente, a esperada graduação. Neste processo, muitos universitários precisam passar por uma etapa importante para conquistar o título de bacharel ou de licenciado: a do estágio obrigatório.

Quem define os procedimentos para a realização desse tipo de estágio são as coordenações dos cursos de graduação, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (n.9394/96) do Ministério da Educação (MEC) aplicada às Instituições de Ensino Superior. Estudantes de licenciaturas cumprem estágio obrigatório, por exemplo. Já para os estudantes de bacharelado, o estágio não é sempre uma exigência, como é o caso dos cursos de Ciências Econômicas (do câmpus Seropédica; nos câmpus Nova Iguaçu e Três Rios, o estágio é obrigatório), Ciências Sociais, Engenharia de Materiais, História e Relações Internacionais.