UFRRJ lança Centro de Estudos Avançados (CEA)

Estimular a produção científica e o conhecimento em diferentes áreas do pensamento, a partir de uma abordagem multi e interdisciplinar. Este é um dos objetivos do Centro de Estudos Avançados (CEA), órgão ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG/UFRRJ). O CEA será lançado oficialmente em 20 de agosto (terça-feira), num seminário que vai reunir pesquisadores de instituições brasileiras e internacionais na sede do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ), no Centro do Rio de Janeiro. Além de apresentar a proposta à comunidade acadêmica, o encontro vai debater experiências semelhantes no Brasil e no exterior (veja, abaixo, a programação).

O foco de atuação do CEA se concentra em sete eixos temáticos: Segurança Alimentar; Desenvolvimento Sustentável; Inovação; Estado, Instituições e Políticas Públicas; Saúde Única; Cultura, Sociedade e Memória; e Inclusão Social e Direitos Humanos. Partindo desses eixos, o Centro se propõe a estimular reflexões sobre problemas que atingem a sociedade contemporânea em suas múltiplas dimensões (econômica, social, ambiental, cultural, científica e tecnológica).

“O CEA se dedicará ao intercâmbio científico, cultural e artístico com centros de pesquisa de excelência em âmbito nacional e internacional. Proporcionará também um espaço de acolhimento, oferecendo condições materiais e intelectuais adequadas para que pesquisadores da UFRRJ e de outras instituições, nacionais e estrangeiras, ampliem e aprofundem estudos que ofereçam contribuições relevantes e inovadoras dentro do escopo dos diversos eixos temáticos”, disse o professor Sergio Pereira Leite (CPDA/UFRRJ), diretor do CEA.

Entre as atividades do Centro, estão previstos congressos, encontros, colóquios, exposições e programas “que convoquem cientistas e representações da sociedade civil a uma reflexão sobre o futuro da educação, da universidade pública, da ciência, da cultura e das artes”. O CEA poderá também “oferecer programas, cursos e disciplinas de pós-graduação e extensão vinculados aos seus eixos temáticos, além de interagir com associações científico-acadêmicas para o desenvolvimento de programas, eventos e projetos de interesse comum”.

O seminário do dia 20 é aberto ao público em geral, com pré-inscrição em https://forms.gle/texvwq49eKr7XVTk9 (também serão realizadas inscrições no próprio local).  Além do diretor Sergio Leite, participam do evento o reitor da UFRRJ Ricardo Berbara; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação,  Alexandre Fortes; docentes da UFRRJ; e convidados de instituições nacionais e internacionais.

Mais informações em http://institucional.ufrrj.br/cea/

Seminário de Inauguração do CEA

Data: 20 de agosto de 2019

Horário: a partir das 9h30