UFRRJ inicia Estudos Continuados Emergenciais e completa seis meses de atividades não presenciais

Nota da Administração Central à comunidade da UFRRJ

Nesta semana, completamos seis meses desde a suspensão da maioria das atividades presenciais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Também nesta semana iniciamos os Estudos Continuados Emergenciais (ECE), projeto que é fruto de uma construção realizada por representantes da comunidade acadêmica, aprovado por unanimidade no Conselho Universitário, após amplo debate nos ambientes colegiados da nossa Universidade. O período emergencial atenderá 11.345 estudantes que se distribuíram em 1.845 turmas e 1.508 componentes curriculares.

Para oferecer as aulas remotas, a UFRRJ fortaleceu sua estrutura de rede com a aquisição de novos servidores para armazenamento de dados, ofereceu treinamento a docentes e lançou edital para a concessão de auxílio financeiro de inclusão digital aos discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada, no qual foram ofertadas 2.230 (duas mil, duzentas e trinta) auxílios. No âmbito do projeto Alunos Conectados (Proaes-UFRRJ/RNP-MEC), lançaremos novo edital para o recebimento de chips com pacotes de dados, alcançando mais 1.428 estudantes. Sendo assim, com o edital do auxílio de inclusão digital e o Alunos Conectados, será possível atingir a um total de 3.658 estudantes.

Reconhecemos o esforço extraordinário que técnicos administrativos e docentes têm feito nestes seis meses para desenvolver suas atividades remotamente. Adaptamo-nos para deixar a Universidade viva, dando continuidade aos projetos possíveis. Oferecemos à sociedade na forma de atividades de extensão online mais de 750 ações, com mais de 20.000 inscritos. Com a Escola de Extensão, temos mais de 1.500 matriculas em 31 cursos. Atuamos na produção de pesquisas e projetos acadêmicos, e confecção de máscaras, sabonete e álcool. A UFRRJ demonstrou sua força ao gerar respostas dentro do contexto adverso e inédito em que vivemos.

A Administração Central parabeniza a comunidade universitária pelas conquistas e deseja um bom início de semestre acadêmico extraordinário a toda/os.

Seropédica, 14/9/2020

Administração Central da UFRRJ