Rural de portas abertas para visitas

Texto: Thaís Melo*

Foto: Comunicação Proext*

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) tem o maior câmpus do país com cerca de 3024 hectares e 131.346 metros quadrados de área construída. Além disso, conta com diversas construções em estilo neocolonial, incluindo edifícios tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Dentre eles, o Pavilhão Central, a sede do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, a sede do Instituto de Química, a residência do reitor e as edificações onde estão instaladas a Pesagro e a Embrapa Agrobiologia.

Com sua beleza e o valor histórico, o câmpus Seropédica da Rural é um lugar lindo para se conhecer na Baixada Fluminense. Além da visitação aberta aos parques e jardins, as visitas guiadas são  um programa especial para escolas de ensino médio. Os locais que normalmente recebem grupos de estudantes são o Museu do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), o Anatômico do Instituto de Veterinária (IV), o Hospital de Grandes Animais, o Horto do Insituto de Floresta, a cunicultura, equinocultura e caprinocultura no Instituto de Zootecnia (IZ), a praça de esportes, o Museu de Rochas da Geologia, os laboratórios de Física e o Jardim Botânico.

O projeto atende escolas de ensino médio que visam mostrar aos alunos o horizonte dos cursos de graduação da Rural. Cada visita é única, pois são idealizadas de acordo com o interesse dos alunos de cada escola. Cláudio Henrique Pereira, técnico administrativo da UFRRJ, e trabalha no setor de divulgação do Departamento de Relações Comunitárias e Interinstitucionais (DRCI) da Pró-Reitoria de Extensão (Proext).  Desde 1995, o servidor realiza o trabalho de agendar e atuar como guia nos tours. “Na ficha de inscrição, a escola coloca as áreas de interesse dos alunos e nos baseamos nisso para focar nosso tour”, explicou o responsável pelo projeto.

Quem também trabalha como guia é o técnico administrativo do setor de divulgação da Proext Sérgio Lima, que desempenha essa função há cerca de três anos.  “Acho algo muito prazeroso, pois eu gosto de lidar com o pessoal dessa faixa etária (alunos do ensino médio), poder passar a experiência de ter sido aluno da Rural, e incentivá-los a estudar em uma universidade é maravilhoso. É uma das melhores atividades que já fiz aqui na Rural nesses meus 30 anos como técnico administrativo”, contou o guia.

Foto: Comunicação Proext

Os passeios duram em média três horas e os alunos também recebem explicações sobre a Rural e os cursos que demonstram interesse. A professora de Língua Portuguesa Tânia Maria dos Santos, da Escola Roberto Montenegro de Angra dos Reis, traz periodicamente à UFRRJ desde 2004. “É um incentivo para que eles realizem seus sonhos, e conheçam as possibilidades e responsabilidades que terão na universidade. Além disso, sempre somos muito bem recebidos na Rural”, contou a professora.

Já para os alunos do terceiro ano do Ensino Médio, a experiência serviu para reforçar a escolha deles por um determinado curso. O estudante  Pedro Alonso, 17 anos, disse que desde os seis anos de idade sonha em estudar Medicina Veterinária. O discente teve um contato mais direto com o curso na visita ao Museu de Anatomia do Instituto de Veterinária (IV).

“Foi bem legal conhecer mais a respeito do curso, porque eu não tinha noção de quase nada. Ver o coração do cavalo, saber o que eles estudam realmente foi bem interessante. Depois de ter esse contato mais direto na visita eu acho que vou preferir cuidar de animais de grande porte mesmo, como os cavalos”, relatou Pedro Alonso.

Já a discente Ana Luíza Rezende, 17 anos, quer cursar Educação Física, e falou sobre o passeio na UFRRJ. “Eu achei a visita muito legal, aqui é muito bonito e eu acho que deve ser incrível estudar aqui”, contou a aluna.

Diante do entusiasmo dos alunos, fica evidente a importância de projetos como esse para estimular os estudantes a ingressarem na vida universitária. Atualmente as visitas atendem aproximadamente 40 escolas por ano.

Para agendar uma visita ao câmpus Seropédica, o professor responsável deve entrar em contato por e-mail e marcar: : divulgacao@ufrrj.br

No Instituto de Três Rios também são oferecidas as visitas guiadas, para agendar basta enviar um e-mail:  ericaguerra1803@gmail.com .

O transporte não é fornecido pela UFRRJ, os tours são feitos veículos que as escolas trazem os alunos.

Comunicação Proext*

Postado em 12/11/2019 - 10:06