Escolas técnicas ligadas às universidades entregam orçamento ao MEC

O Conselho Nacional de Diretores das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (CONDETUF) realizou entre os dias 2 e 4 de julho, em Brasília, a 3ª reunião ordinária de 2019. O encontro resultou na finalização e entrega da Planilha Orçamentária no MEC para 2020, que a exemplo dos anos anteriores informa o valor percentual a ser aplicado em cada escola do montante destinado às 23 unidades vinculadas. O Colégio Técnico da Universidade Federal do Rural do Rio de Janeiro (CTUR/UFRRJ) é  uma das escolas vinculadas, que atende aproximadamente 1.000 alunos.

De acordo com o presidente do conselho e professor da Escola de Música da UFRN, Zilmar Rodrigues de Souza, a justificativa do pleito se deve à necessária continuidade das atividades acadêmicas dentro do padrão de excelência e produtividade, peculiar às escolas que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O primeiro vice-presidente do CONDETUF, professor Douglas Queiroz Santos, adiciona que também é preciso avançar na política do Ministério da Educação (MEC) para melhorar a infraestrutura física, o aspecto didático-pedagógico e o número de matrículas nos cursos Técnicos de Nível Médio, em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE).

A matriz orçamentária do CONDETUF é feita mediante parâmetros baseados nas dimensões de ensino, infraestrutura e recursos humanos, além de considerar áreas construídas, de produção agrícola/agropecuária e não construídas. Em 2019, foram destinados pela Lei Orçamentária Anual (LOA) mais de R$ 59,9 milhões para o funcionamento das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica, além de R$ 16,5 milhões voltados à assistência estudantil. Para o orçamento de 2020, o conselho solicita a correção dentro do que prevê o teto dos gastos públicos, ou seja, o mesmo orçamento do ano anterior corrigido pela inflação.

As escolas técnicas vinculadas às universidades federais somam 23 unidades acadêmicas do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), pertencentes a 15 universidades federais, com mais de 23 mil alunos em 272 cursos, sendo 145 na região Nordeste, 25 no Norte, 56 no Sudeste e 46 no Sul.

Direção do CTUR com informações da ASCOM – Reitoria/UFRN

Postado em 16/07/2019 - 10:07