Colabore com a divulgação das pesquisas da UFRRJ nos canais de comunicação

As universidades públicas brasileiras são responsáveis por 96% da produção científica do país, aponta estudo recente da empresa de análise de dados Clarivate Analytics solicitado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em um cenário de crise e desinformação a respeito do fazer científico no Brasil, é necessário que o conhecimento produzido nesses espaços sejam difundido para a sociedade no geral.

Desenvolver estratégias de divulgação científica, além de popularizar a ciência, é também uma forma de prestação de contas. Através da difusão do que é produzido nas Universidades, é possível mostrar à população um retorno dos recursos públicos investidos nas instituições públicas de ensino e pesquisa. Além disso, a divulgação científica destaca a importância da atuação dos professores/pesquisadores de diferentes áreas de pesquisa para o progresso do país, o que valoriza o trabalho desses profissionais.

Na UFRRJ, a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) tem organizado canais que aproximam a Rural de seu público externo. Em junho de 2019, foi lançada a plataforma Rural Pesquisa, que consiste em um banco de fontes com informações sobre os pesquisadores vinculados à Universidade e suas respectivas pesquisas como, por exemplo, contato profissional, currículo Lattes e principais assuntos e palavras-chaves vinculados à pesquisa. É um autocadastro realizado pelo docente, a fim de colaborar com a mídia ou a população.

Além disso, para suprir uma demanda do trabalho de divulgação científica feito pela CCS ao longo dos anos, está em destaque no portal da Universidade  a tag #PesquisaeDivulgação. Agora, por meio de um clique, é possível acessar diversas notícias sobre as pesquisas, iniciativas e projetos desenvolvidos pelos pesquisadores da Universidade Rural.

No entanto, para dar continuidade a essa divulgação, é preciso que a comunidade científica ruralina colabore. O cadastro no Rural Pesquisa é feito pelos próprios pesquisadores da UFRRJ que desejam manter sua pesquisa acessível ao maior número de pessoas, dentro e fora da Universidade. Uma vez cadastrado, o pesquisador facilita um contato direto entre seu trabalho e a mídia e/ou população externa. O formulário de cadastro e mais informações sobre o portal podem ser encontrados no site: http://institucional.ufrrj.br/ruralpesquisa/.

E para que mais pesquisas e projetos de diferentes áreas possam ser divulgados, a CCS trabalha com sugestões de pautas. Se você, pesquisador ou aluno, gostaria de sugerir uma pauta para divulgação de trabalhos científicos produzidos na UFRRJ ou algum outro assunto que tenha a ver com o tema, escreva para nós: https://institucional.ufrrj.br/ccs/sugestao-de-pauta/.

Por  João Gabriel Castro, estagiário de jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).

Postado em 18/03/2020 - 10:00 - Atualizado em 18/03/2021 - 10:35