Aprovadas as diretrizes para o plano de retomada de atividades presenciais

O Conselho Universitário (Consu/UFRRJ) aprovou as “Diretrizes para o plano de retomada de atividades administrativas e acadêmicas” na Universidade, após sua 370ª Reunião Ordinária, realizada em 31 de agosto, por meio da Deliberação 121 2020 – SAOC (retificada pela Deliberação 126 2020 – SAOC).

O objetivo do plano é adotar medidas voltadas para ações de prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades administrativas e acadêmicas presenciais da instituição, que podem comprometer a saúde dos servidores e estudantes, decorrente da infecção por coronavírus.

As fases de retomada das atividades presenciais na UFRRJ foram divididas em quatro bandeiras e tiveram por base indicadores epidemiológicos divulgados pelas comunidades científicas. Vale ressaltar que ainda estamos na bandeira vermelha, nível 4 (lockdown total). Qualquer alteração no futuro será amplamente debatida pelo Comitê e divulgada nos canais de comunicação da UFRRJ. As bandeiras são as seguintes:

Vermelha:  Nível 4 (LOCKDOWN TOTAL), que indica RISCO GRAVÍSSIMO, afastamento social total com funcionamento das atividades essenciais;

Amarela:  Nível 3, que indica situação de ATENÇÃO MÁXIMA, sendo mantidas as determinações constantes na bandeira Vermelha e respectivas modificações;

Verde:  Nível 2, que indica situação de ATENÇÃO MODERADA, sendo mantidas as determinações constantes na bandeira Amarela e respectivas modificações;

Branca: Nível 1, que indica situação de ATENÇÃO, permanecendo mantidas as determinações constantes na bandeira Verde e respectivas modificações.

As sugestões das mudanças de bandeiras serão baseadas em indicadores epidemiológicos estaduais e dos municípios em que se encontram os câmpus da UFRRJ. Os parâmetros utilizados para sugestão de mudança de bandeira serão baseados nos dados disponíveis no Sistema Monitora Covid-19 (Fiocruz), dadoscovid19 (UFRJ) e Secretarias Municipais e Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, em consonância com as orientações divulgadas pela Organização Mundial de Saúde.

A Administração Central da UFRRJ, com antecedência, encaminhará ao Consu a sugestão do Comitê de Acompanhamento do Novo Coronavírus na UFRRJ para mudança de bandeira, devidamente fundamentada com base em indicadores epidemiológicos, para que seja discutida a sugestão de mudança. Qualquer decisão tomada pelo Consu será informada à comunidade universitária com a publicação de um comunicado oficial nos meios de comunicação da UFRRJ.

No documento contendo as diretrizes para o plano de retomada de atividades administrativas e acadêmicas da UFRRJ encontram-se, em detalhes, os protocolos específicos para os seguintes setores e atividades, conforme os níveis e mudanças de bandeira:

1. Entrada de veículos de transporte público no câmpus Seropédica;
  2. Banheiros coletivos;
  3. Deslocamentos (a pé, de carona, de carro, de bicicleta) no câmpus;
  4. Festas e confraternização ao ar livre;
  5. Lazer nas áreas abertas;
  6. Restaurantes Universitários;
  7. Salas de estudo;
  8. Bibliotecas;
  9. Ambientes de auditórios e anfiteatros;
  10. Laboratórios de informática e apoio às atividades de ensino;
  11. Ginásios e parque aquático;
  12. Quadras poliesportivas para atividades externas;
  13. Divisão de Saúde;
  14. Divisão de Guarda e Vigilância;
  15. Transporte em ônibus circular da UFRRJ;
  16. Deslocamento em veículos de transporte de passageiros de pequeno porte da instituição;
  17. Aulas de campo e visitas técnicas;
  18. Alojamentos universitários;
  19. Ambiente de sala de aula teórica;
  20. Ambiente de sala de aula prática e laboratórios;
  21. Ambientes de pesquisa internos e externos aos câmpus da UFRRJ;
  22. Ambientes organizacionais administrativos e locais de atendimento ao público;
  23. Salas e ambientes compartilhados pelos docentes;
  24. Hospital Veterinário;
  25. Atividades de fiscalização de obras.

As diretrizes contidas no documento foram elaboradas pelo grupo de trabalho Comitê de Acompanhamento do Novo Coronavírus na UFRRJ, composto por membros do Gabinete da Reitoria, Progep/Coordenação de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho,  Prefeitura  Universitária/Divisão  de  Saúde,  Direções  de  câmpus,  Pró-Reitoria  de Graduação,  Pró-Reitoria  de  Assuntos  Estudantis  e  do  Departamento  de  Epidemiologia  e Saúde Pública do Instituto de Veterinária.

Para acessar o documento na íntegra, clique em “Diretrizes para o plano de retomada de atividades administrativas e acadêmicas”.

Postado em 10/09/2020 - 08:55 - Atualizado em 21/09/2020 - 08:55