Nova forma de acesso às publicações disponibilizadas no Portal de Periódicos da CAPES

O Núcleo de Tecnologia da Rede Institucional (NUTRI/COTIC) informa a toda a comunidade acadêmica a nova modalidade de acesso às publicações do Portal de Periódicos da Capes para a comunidade universitária da UFRRJ. Agora não é mais necessário efetuar nenhuma configuração no navegador de internet, como era preciso fazer antes, o que dificultava o acesso ao serviço pois esse procedimento era diferente para cada navegador utilizado pelo usuário, além de ter que realizar essa configuração em cada dispositivo (Computador, Notebook, tablet, smartphone etc.).
Isso era necessário para que o site dos Periódicos da Capes reconhecesse que o acesso às publicações tinham como origem a rede da UFRRJ, confirmando que a pessoa que estava acessando fazia parte da comunidade universitária da instituição. Por isso, quando os usuários não estivessem acessando os Periódicos à partir da rede de um dos Campi da UFRRJ, precisavam configurar nos navegadores de internet o servidor “proxy” disponibilizado pela NUTRI/COTIC. Esse servidor, localizado dentro da rede da Rural, servia de intermediador para os usuários acessarem o conteúdo da Capes.
O que muda a partir de agora?
Agora os usuários que possuem o e-mail da UFRRJ (@ufrrj.br) serão identificados pelos Periódicos Capes como integrantes da comunidade acadêmica da UFRRJ, ao se autenticarem diretamente no site utilizando a opção Acesso CAFE.
A CAFe (Comunicação Acadêmica Federada) é uma federação de identidade, gerida e operada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras. Através da CAFe, o usuário mantém todas as suas informações de login (usuário e senha) na instituição de origem e pode acessar serviços conveniados à CAFe por outras instituições participantes, como é o caso dos Periódicos Capes.
O tutorial passo a passo de como se conectar ao Portal de Periódicos utilizando a CAFe está disponibilizado pelo NUTRI no site da COTIC, através do link abaixo:
Núcleo de Tecnologia da Rede Institucional/COTIC