Perguntas Frequentes

 

Antes de entrar em contato com algum setor da UFRRJ, verifique nesta seção se há resposta para sua dúvida. Caso não encontre a informação, utilize o formulário Fale Conosco.

 

Sobre a UFRRJ

Formas de ingresso

Graduação

Pós-graduação

Extensão e Cultura

Assuntos Estudantis

Assuntos Administrativos

Bibliotecas da UFRRJ

Colégio Técnico da UFRRJ

Hospital Veterinário de Pequenos Animais

 

 

Sobre a UFRRJ

 

O que significa a sigla UFRRJ?

Universidade Federal Rural do Rio  do Rio de Janeiro

 

História

A história da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) tem suas raízes na Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária (Esamv), criada em 20 de outubro de 1910 pelo Decreto 8.319 (, o documento estabeleceu as bases do ensino agropecuário no Brasil).

A primeira sede da Esamv foi instalada em 1911, no palácio do Duque de Saxe, bairro do Maracanã, Rio de Janeiro, onde hoje funciona o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet)

Inaugurada oficialmente em 1913, a Esamv funcionou por dois anos em Deodoro, bairro da Zona Norte do Rio. Fechada por falta de verbas, fundiu-se à Escola Agrícola da Bahia e à Escola Média Teórico-Prática de Pinheiro e retomou suas atividades em março de 1916

Em 1918, a Esamv foi transferida para a Alameda São Boaventura, em Niterói, onde hoje se encontra o Horto Botânico do Estado do Rio de Janeiro. . Em mais uma mudança, a Escola se estabeleceu na Praia Vermelha em 1927.

Em fevereiro de 1934, o Decreto 23.857 dividiu a Esamv em três instituições: Escola Nacional de Agronomia (ENA), Escola Nacional de Veterinária (ENV) e Escola Nacional de Química. A ENA subordinava-se à extinta Diretoria do Ensino Agrícola, do Departamento Nacional de Produção Vegetal; e a ENV, ao Departamento Nacional de Produção Animal, do Ministério de Agricultura. A Escola Nacional de Química, transferida para o antigo Ministério da Educação e Saúde, viria a se constituir na Escola de Engenharia Química da atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – antiga Universidade do Brasil.

Em março de 1934, a ENA e a ENV tiveram regulamento comum aprovado e se tornaram estabelecimentos-padrão para o ensino agronômico do país. Dois anos depois, mais uma divisão: a Portaria Ministerial de 14 de novembro de 1936 tornou-as escolas independentes, com a aprovação de seus próprios regimentos.

Em 1938, o Decreto-Lei 982 alterou novamente o quadro institucional: enquanto a ENA passou a integrar o recém-criado Centro Nacional de Ensino e Pesquisas Agronômicas (CNEPA), a ENV subordinou-se diretamente ao ministro do Estado.

 

Nasce a Universidade Rural – O CNEPA foi reorganizado em 1943 pelo Decreto-Lei 6.155, de 30 de dezembro. Nascia a Universidade Rural, que reunia a ENA e a ENV; cursos de Aperfeiçoamento, Especialização e Extensão; e serviços Escolar e de Desportos. Um ano depois, o novo regimento do CNEPA unificou os novos cursos de Aperfeiçoamento, Especialização e Extensão, além de criar o Conselho Universitário (Consu).

 

Em1948, transferir o seu câmpus para as margens da antiga Rodovia Rio-São Paulo (hoje BR-465), atual sede da UFRRJ. Em 1963, a Universidade Rural passou a se chamar Universidade Federal Rural do Brasil.

 

A atual denominação – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – veio com a Lei 4.759, de 1965. A UFRRJ, desde 1968 uma autarquia (entidade autônoma, auxiliar e descentralizada da administração pública). Autarquia integrante do Sistema Federal de Ensino Superior, vinculada ao Ministério da Educação.

 

Onde a UFRRJ está localizada?

As unidades da UFRRJ  estão distribuídas pelos seguintes endereços:

 

 

Formas de ingresso

 

Quais são as formas de ingresso na graduação presencial da UFRRJ?

Sistema de Seleção Unificada: O processo seletivo para ingresso em cursos de Graduação da UFRRJ é realizado em fase única por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). A seleção é feita com base na nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano imediatamente anterior. Por exemplo, um concorrente a uma vaga para estudar em 2013 participará do processo seletivo com a nota obtida por ele no Enem 2012. Para mais informações sobre o Sistema de Seleção Unificada, acesse: http://sisu.mec.gov.br/.

Sisu/ UFRRJ

http://r1.ufrrj.br/sisu/

 

Cederj

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), por meio do Consórcio Cederj, oferta dois cursos de graduação na modalidade de Ensino a Distância: Administração, em 14 polos, e Turismo, em quatro polos. Criado em 2000, com o objetivo de levar educação superior, gratuita e de qualidade a todo o Estado do Rio de Janeiro, o Consórcio Cederj (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) é formado por sete instituições públicas de ensino superior. Além da UFRRJ, Cefet, Uenf, Uerj, UFF, UFRJ e UNIRIO compõem o consórcio que conta atualmente com mais de 45 mil alunos matriculados em seus 15 cursos de graduação a distância.

http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/cederj/

 

Reingresso

Consiste na aceitação de diplomado em curso superior pleno para curso de graduação desta Universidade, que pretenda obter nova titulação em curso de graduação, por processo seletivo público, de acordo com calendário e edital aprovados pelo CEPE, sempre que se registrar vaga remanescente no curso.

Deliberação CEPE nº 06, de 26 de Fevereiro de 2010.

http://r1.ufrrj.br/graduacao/arquivos/docs_CEPE/Delib_06-2010_CEPE.pdf

 

Reintegração

Consiste na aceitação de ex-alunos não diplomados da UFRRJ que desejam retornar ao mesmo curso de graduação na Instituição.

Deliberação CEPE nº 06, de 26 de Fevereiro de 2010.

http://r1.ufrrj.br/graduacao/arquivos/docs_CEPE/Delib_06-2010_CEPE.pdf

 

Reopção

Consiste na mudança de curso de graduação na UFRRJ sem restrição de área do conhecimento.

Deliberação CEPE nº 06, de 26 de Fevereiro de 2010.

http://r1.ufrrj.br/graduacao/arquivos/docs_CEPE/Delib_06-2010_CEPE.pdf

 

Movimentação Interna

Consiste na mudança de campus, turno, habilitação, ou entre a modalidade presencial e a distância no mesmo curso de graduação da UFRRJ, podendo ser requerida a partir do segundo período do curso de graduação.

Obs: O requerimento de movimentação interna, dirigido a Pró-reitoria de Graduação, deverá ser acompanhado de justificativa comprovada e seu deferimento dependerá da existência de vaga e do parecer da Coordenação do Curso de destino.

Deliberação CEPE nº 06, de 26 de Fevereiro de 2010.

http://r1.ufrrj.br/graduacao/arquivos/docs_CEPE/Delib_06-2010_CEPE.pdf

 

Transferência Ex-Ofício

A Transferência ex-ofício é uma modalidade de transferência que alcança servidores federais civis e militares estudantes, bem como seus dependentes estudantes, conforme a legislação vigente (Lei 9536 de 11 de dezembro de 1997). Essa modalidade é decorrente de comprovada transferência ou remoção de ofício, a interesse da administração pública, que acarrete mudança de domicílio para o município onde se situe a instituição receptora, ou para localidade mais próxima dessa IES.

http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/transferencia-ex-oficio/

 

Transferência Externa

Consiste na aceitação aluno de outra Instituição de Ensino Superior (nacional ou estrangeira), para o curso correspondente ou similar desta Universidade por processo seletivo público, de acordo com o calendário e edital aprovados pelo CEPE sempre que se registrar vagas ociosas no curso.

Deliberação CEPE nº 06, de 26 de Fevereiro de 2010.

http://portal.ufrrj.br/wp-content/uploads/2015/10/delib_06-2010_cepe.pdf

 

Transferência Interna

Consiste na aceitação de aluno de um para outro curso desta Universidade por processo seletivo público, de acordo com calendário e edital aprovados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), sempre que se registrar vagas ociosas no curso.

Deliberação CEPE nº 06, de 26 de Fevereiro de 2010

http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/transferencia-interna/

 

 

A UFRRJ isenta candidatos que não tenham condições de pagar a inscrição?

No caso do acesso à graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada, a isenção deve ser solicitada de acordo com as regras estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) no edital do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

 

A UFRRJ concede isenção nas demais formas de acesso, de acordo com as regras estabelecidas em seus editais.

 

 

A UFRRJ realiza alguma ação afirmativa para ingresso na graduação?

Sim.

Em consonância com a Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012 e Portaria Normativa nº 9, de 05 de maio de 2017, a UFRRJ reservará no mínimo 50% (cinquenta por cento) das vagas para ingresso em 2017-2, para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, inclusive cursos de educação profissional técnica além da reserva para pessoas com deficiência, em consonância com os dispostos nos artigos da Lei 12.711 alteradas pela Portaria Normativa nº 9, observadas as seguintes condições: I. No mínimo 50% (cinquenta por cento) das vagas de que trata o caput serão reservadas aos estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita; II. No mínimo 50% (cinquenta por cento) das vagas de que trata o caput serão reservadas para autodeclarados pretos, pardos e indígenas, conforme o último Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Estado do Rio de Janeiro. 2.2 – A UFRRJ destinará 10% (dez por cento) das vagas de Ampla Concorrência para candidatos que sejam professores em atividade na rede pública de educação básica sem formação adequada à LDB-9394/96.

 

 

Graduação

 

Estou iniciando meu curso superior na UFRRJ. Quais as informações mais importantes sobre minha vida acadêmica?

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) é a responsável por propor, supervisionar e coordenar todas as atividades relativas ao ensino de graduação, como por exemplo: garantir o acesso aos cursos de graduação ofertados pela Rural, realizar o controle acadêmico da Instituição e a manutenção dos programas acadêmicos. É ainda função da Prograd avaliar a qualidade do ensino de Graduação na Rural, propor e opinar sobre acordos ou convênios acadêmicos. O acompanhamento da a vida acadêmica do estudante, desde sua a matrícula até o registro de seu diploma, é feito através da Prograd. O Departamento de Assuntos Acadêmicos e Registro Geral (DAARG), a Divisão de Acompanhamento e Avaliação de Cursos de Graduação (DAACG) e a Divisão de Programas Acadêmicos de Graduação (DPAG) são alguns dos setores internos da Pró-Reitoria de Graduação, que trabalham em conjunto para proporcionar ações e soluções a fim de garantir a sua vida acadêmica na URRRJ. Em Seropédica, a Prograd está localizada na sala 92, do Pavilhão Central. O atendimento pode ser realizado

através dos telefones (21) 2682-1112 / 2682-2910 / 2682-2911. E-mail para: secretariaprograd@ufrrj.br.

 

NAGRAD – Nova Iguaçu

Visando a perspectiva multicâmpus da nossa Universidade, a Pró-Reitoria de Graduação possui uma representação própria no Câmpus Nova Iguaçu. É o Nagrad-IM, o Núcleo de Apoio a Graduação. O setor está localizado na sala 211, do Bloco Multimídia. O horário de atendimento é de 9h30 às 12h e de 13h às 20h. O setor atende pelo ramal 241. Já os e-mails são: nagrad_im@ufrrj.br ou nagrad.im@gmail.com.

 

NAGRAD – Três Rios

Buscando dar maior comodidade aos alunos e eficiência durante os procedimentos, a Prograd também possui uma representação própria no Câmpus Três Rios, o Nagrad-TR. O atendimento do Núcleo de Apoio a Graduação acontece na sala da Direção do Instituto, localizada no 1º andar, da torre Norte. O horário de atendimento é de 12h às 22h. O Nagrad-TR atende também pelo telefone (24) 2255-3677

 

 

Como faço para obter fluxograma e ementas das disciplinas do meu curso?

Procure a secretaria do curso no qual você está matriculado ou a que pretende concorrer. Acesse a lista ddas coordenações

 

Sou ex-aluno de graduação da UFRRJ e gostaria de obter a 2ª via do diploma e/ou do histórico escolar. Como devo proceder?

Solicite os documentos d na secretaria da pró-reitoria de Graduação – Prograd/ UFRRJ

 

 

A UFRRJ oferece bolsas acadêmicas?

 

Monitoria

A monitoria oferece ao universitário um excelente espaço de aprendizagem e vivências acadêmicas com o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas e práticas em disciplinas ou áreas de conhecimento sob a orientação de um docente. A função do monitor de ensino só pode ser exercida por alunos que tenham cursado e obtido os créditos da disciplina à qual se destina a vaga com média superior a sete. A monitoria pode ser remunerada ou voluntária, sendo que o monitor deve cumprir doze horas de atividades por semana, que não poderão ser coincidentes com os horários de aula das disciplinas em que esteja matriculado. A seleção de monitores é feita mediante prova específica da disciplina, divulgada em Edital.

 

Pet

O programa de Educação Tutorial – PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com a tutoria de um docente. Os grupos são orientados pelo princípio da união entre ensino, pesquisa e extensão. As bolsas PET são financiadas pelo MEC, mediante seleção por edital. As seleções ocorrem conforme o calendário de cada projeto. A forma- ção de Grupos PET na UFRRJ tem representado uma conquista dos Cursos de Graduação, refletindo o compromisso de seus professores e estudantes com um processo de qualificado de formação profissional, científica e cidadã. Atualmente, a Rural possui 14 grupos PET, distribuídos em seus três câmpus.

 

Pibid

Com o objetivo de valorizar e incentivar a formação dos estudantes das Licenciaturas, o Governo Federal instituiu o Programa de Bolsas de Incentivo à Docência (Pibid). A Universidade tem atualmente 533 bolsas para que estudantes de 14 cursos de graduação desenvolvam atividades de ensino, pesquisa e extensão em Escolas Públicas de Seropédica, Nova Iguaçu e Mesquita. A partir desse quantitativo de bolsas, o projeto propõe, além da aproximação física com a presença constante dos universitários no ambiente escolar, o envolvimento educacional e afetivo dos discentes da UFRRJ com as escolas parceiras.

 

Jovens Talentos para a Ciência

Tem interesse em entrar no meio científico, mas não sabe como come- çar? A universidade pode te ajudar. Através do Programa Jovens Talentos Para Ciência, você aluno pode receber incentivo do Governo Federal junto a um professor para a produção de trabalhos acadêmicos, participação em eventos e pesquisa. Para se inscrever, basta ficar atento às oportunidades lançadas no site: www. jovenstalentosparaciencia.capes.gov.br

 

Tutoria

A tutoria é um programa desenvolvido pela universidade para auxíliar os alunos com baixo rendimento em disciplinas específicas. O primeiro projeto, ainda piloto, é destinado ao curso de Matemática. Com ele, os estudantes participarão de atividades de ensino/aprendizagem para disciplina de Cálculo ou equivalentes. A proposta é promover tutorias para as disciplinas que apresentam maior número de retenção

 

 

Pós-graduação

 

Como faço para ingressar em algum curso de pós-graduação na UFRRJ?

Periodicamente, são publicados editais de seleção discente que estabelecem o número de vagas abertas e os critérios de seleção. Os editais de seleção discente são publicados  da Pró-reitoria de Pesquisa Pós-graduação e Pesquisa (PROPPG) http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-pesquisa-e-pos-graduacao/

 

Onde posso obter informações sobre os cursos de pós-graduação oferecidos pela UFRRJ?

Na página da Pró-reitoria de Pesquisa Pós-graduação e Pesquisa (PROPPG) e, no caso de cursos de pós-graduação stricto sensu, na página de cada Programa.

 

Onde posso consultar os editais de seleção para pós-graduação?

Na página da Pró-reitoria de Pesquisa Pós-graduação e Pesquisa (PROPPG) e, no caso de cursos de pós-graduação stricto sensu, na página de cada Programa.

 

 

É possível revalidar meu diploma estrangeiro na UFRRJ?

 

Sim.

O regulamento para revalidação de diplomas estrangeiros na UFFRJ foi aprovado pela Câmara de Pós-Graduação da UFRRJ em 12/5/16

http://r1.ufrrj.br/cpda/wp-content/uploads/2011/07/Regulamento-da-Revalida%C3%A7%C3%A3o-de-Diplomas-Estrangeiros.pdf

 

Como faço para conhecer as linhas de pesquisa e ementas das disciplinas dos cursos de pós-graduação?

Nas páginas de cada curso de pós-graduação, que podem ser acessadas na página doada Pró-reitoria de Pesquisa Pós-graduação e Pesquisa (PROPPG)

 

Sou ex-aluno de pós-graduação da UFRRJ e gostaria de obter a 2ª via do diploma e/ou do histórico escolar. Como devo proceder?

Entre em contato com a secretaria acadêmica da pró-reitoria de pesquisa e Pós-graduação

 

Extensão e Cultura

 

Gostaria de obter informações sobre o Pré-Enem da UFRRJ?

 

Curso Pré-Enem Seropédica

O Projeto Pré-ENEM surge em 2006, numa parceria entre as Pró-Reitorias de Extensão e de Graduação, com o objetivo de fornecer a comunidade local uma preparação de qualidade e sem custos para ingressar numa universidade pública e, ao mesmo tempo, auxiliar na prática a formação dos graduandos em licenciatura da UFRRJ.

Atualmente são disponibilizadas 150 vagas para alunos de diferentes faixas-etárias e de diversas cidades da Baixada Fluminense. A entrada é anual e todo material utilizado com as turmas é disponibilizado de forma gratuita. As aulas são ministradas em Escolas localizadas no município de Seropédica, de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h.O Curso Preparatório para o ENEM funciona entre os meses de março e novembro e conta com aulas de conhecimentos específicos de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia.O edital tem previsão de lançamento, no site da Rural, para janeiro. As inscrições acontecem junto à secretaria do Pré-ENEM, localizada no Pavilhão Central da UFRRJ. O processo de seleção baseia-se na análise do perfil socioeconômico dos candidatos, com preferência para os que possuem renda familiar de até dois salários mínimos e que residam em Seropédica. <ais informações em http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-extensao/pre-enem-seropedica/

 

Curso Pré-Enem Éthos – Educação Pública e Transformação Social na Baixada Fluminense (UFRRJ – Nova Iguaçu).

Criado no ano de 2015 e sediado no campus de Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, oCursinho Éthos tem como objetivo geral contribuir para a formação escolar de alunos egressos da rede pública de ensino, destinando-se, especificamente, à preparação de pessoas de baixa renda para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

Enquanto O projeto pedagógico do Pré-Enem Éthos  amplia as relações horizontais entre a universidade e a sociedade civil, o curso Pré-Enem da UFRRJ, campus Nova Iguaçu, aspira contribuir para a construção de um novo Éthos social, isto é, um outro modo de ser da sociedade da nossa época, valorizando e reforçando o caráter público das instituições federais de ensino e promovendo a formação de cidadãos que assumam crescentemente uma postura reflexiva e crítica em relação ao mundo.

Mais informações em http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-extensao/pre-enem-nova-iguacu/

 

A UFRRJ oferece oficinas de arte e cultura?

Memória, Arte e Cultura

Sim, estas atividades são oferecidas pela Pró-reitoria de Extensão através do Departamento de Arte e Cultura- DAC.

O DAC é responsável pela gestão do Centro de Memória da UFRRJ (o museu da instituição), do Centro de Arte e Cultura – CAC, espaço que oferece oficinas de música, teatro, artes e dança em diversas categorias, oferecidas não só aos alunos da Rural, quanto a comunidade de Seropédica e cidades próximas. Sua atribuição ainda engloba as atividades do Anfiteatro Gustavo Dutra – Gustavão, que proporciona atividades culturais a comunidade universitária e local de forma gratuita

 

Assuntos Estudantis

 

A Universidade oferece auxílio a alunos com dificuldades financeiras para continuar no curso?

Sim

Programa de Bolsa de Permanência do MEC

Bolsa Apoio Técnico

Auxílio Financeiro

Mais informações http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-assuntos-estudantis/bolsas/

 

Sou de outra cidade e gostaria de estudar na UFRRJ. Existe algum tipo de apoio para moradia ou alojamento?

Sim A UFRRJ possui 12 prédios de Moradia Estudantil,sendo seis masculinos e seis femininos, nos quais, atualmente, residem cerca de 1.500 estudantes.

Todos os prédios da Residência Estudantil estão no Campus Seropédica. A seleção para a ocupação das vagas disponíveis na Moradia Estudantil é feita no início de cada semestre letivo,

mediante a publicação de edital no site da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.Nele, estão discriminados o cronograma com as datas do processoseletivo e a listagem de todos os documentos exigidos no ato da sua inscrição

 

A UFRRJ possui restaurantes universitários?

Sim. O Restaurante Universitário (RU) é o famoso “bandejão”. Nele estudantes dos câmpus Seropédica e Nova Iguaçu podem tomar café da manhã, almoçar e jantar. Para acessar o RU, o aluno deve possuir um ticket, específico para cada tipo de refeição, e a carteirinha estudantil. Na sede, atualmente, cerca de 4.500 (quatro mil e quinhentas) refeições são distribuídas por dia, nas modalidades de desjejum (café da manhã), almoço e jantar. Já o bandejão do câmpus Nova Iguaçu tem capacidade para fornecer até 1.000 (mil) refeições diárias. A venda de tickets acontece na sala 35, do Pavilhão Central, em Seropédica, de 8h às 15h. Já em Nova Iguaçu, os estudantes devem comprar seus tickets na sala 310, do Bloco Administrativo, no horário de 10 às 18h30. O valor unitário é de R$ 0,70 para café da manhã e R$ 1,45 para almoço ou jantar

 

A UFRRJ oferece algum serviço de apoio psicológico?

Sim.  Realização de assistência psicológica junto à sala do Setor de Apoio Psicossocial ao Estudante-  SEAPE;

Obs: Atendimentos em terapias alternativas, junto à “Salinha Azul” (Pav. Central);

 

A UFRRJ oferece transporte interno?

Com o objetivo de facilitar a locomoção dos estudantes no Câmpus Seropédica, a Universidade Rural do Rio possui ônibus que circulam em diversos horários. Os circulares passam por todos os institutos da sede. Em horários específicos, as viagens são estendidas até o centro de Seropédica, principalmente no início da manhã e no fim da noite.

 

A UFRRJ possui um Posto Médico?

Todos os estudantes matriculados na Rural podem acessar os serviços de saúde mantidos pelos municípios onde a Universidade está instalada (Nova Iguaçu, Seropédica e Três Rios), tendo em vista que o SUS garante o acesso integral, universal e igualitário à população brasileira. Mas em razão do Câmpus Seropédica abrigar estudantes, servidores técnico -administrativos e docentes, se torna necessária a existência do posto médico, que desde a sua criação, mantém uma equipe de profissionais da saúde, responsável por prestar serviços de atendimento médico e ambulatorial, de enfermagem e de assistência social. Tais atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h, exceto nos feriados. O posto médico dispõe ainda de um serviço de emergência que opera 24 horas por dia, com atendimento médico e de enfermagem. O posto fica próximo aos alojamentos femininos.

 

Assuntos Administrativos

Sim, você encontra na página da Pró-reitoria de Assuntos  Administrativos,

http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-assuntos-administrativos/quantitativo-de-vagas-tecnicos-e-docentes/

 

 

Bibliotecas da UFRRJ

Para utilizar os serviços oferecidos pela Biblioteca é necessário realizar um cadastro. O interessado deve apresentar o formulário de inscrição preenchido, com a seguinte documentação: comprovante de residência, carteira de estudante e uma foto recente 3×4. Alguns institutos possuem bibliotecas setoriais, como o IM, ITR e ICHS, por exemplo. Além disso, a Rural tem uma biblioteca virtual com 54 títulos e 373 exemplares em e-book. O aluno pode acessar qualquer um dos livros digitais de dentro ou de fora da Universidade. Já o empréstimo de impressos poderá ser feito por até sete dias corridos, sendo a quantidade limitada a duas unidades.

 

Biblioteca Central (Campus Seropédica)

Endereço :Rod BR 465 Km 7 Seropédica RJ

 

Biblioteca do Campus (Campos dos Goytacazes)

Endereço: Estrada do Açúcar, Km 5-s/n, Penha, Campos dos Goytacazes CEP: 28020-560

Biblioteca do Instituto Multidisciplinar – IM  (Campus Nova Iguaçu)
Endereço: Rua Governador Roberto Silveira,s/n Nova Iguaçu, RJ

Biblioteca do Instituto Três Rios – ITR (Campus Três Rios)
Endereço: Avenida Prefeito Alberto da Silva Lavinas, 1847 Três Rios, RJ CEP: 25802

 

Colégio Técnico da UFRRJ
O Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR) é vinculado à UFRRJ e pertence à Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica, instituída pela Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008.
Oferece os seguintes cursos; Agrimensura, Agroecologia, Ensino Médio, Hospedagem, Meio Ambiente e Pronatec.

 

Hospital Veterinário

 

O Hospital Veterinário (HV/ UFRRJ) serve de apoio às aulas práticas de pequenos e grandes animais, oferece estágios curriculares a estudantes de graduação, participa de atividades de pesquisa em nível de graduação e pós-graduação, além de prestar serviços médico-veterinários á comunidade em geral. O HV atualmente é dividido em dois setores:

– Setor de Pequenos Animais

O setor de Pequenos Animais atende animais de toda a comunidade de Seropédica, bem como animais de diferentes locais do nosso estado e país, oferecendo atendimento clínico-cirúrgico geral e atendimentos especializados nas áreas de Dermatologia, Oftalmologia, Odontologia, Clínica de Felinos, Oncologia, Acupuntura, Comportamento Animal, Radiologia e Ultrassonografia.

– Setor de Grandes Animais

O setor de Grandes Animais presta atendimento aos animais das comunidades vizinhas, bem como aos animais dos diversos setores da UFRRJ, dentre eles da Zootecnia, Bovinocultura leiteira, Suinocultura, entre outros.

 

.